segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEXTA FEIRA - PARTE 3 (1982)


















































Com a pouca bilheteria da segunda parte da série (praticamente metade da bilheteria do original), os produtores espertos resolveram lançar este filme em 3D. Isso resolveu a situação financeira, já que esta 3ª parte arrecadou tanto dinheiro quanto a primeira. Porém não foi só nisso que fizeram algo mais comercial, o próprio roteiro esquece de contar alguma estória e nos entrega apenas um festival de mortes (muito diferente de seus predecessores). Porém, Steve Miner fez a diferença...
Iniciando o filme com umas das cenas finais do anterior (só pra passar algo assustador antes dos créditos iniciais); o roteiro deste é o que serviu de base para TODAS as outras sequências: o assassino não morreu e escolherá alguma propriedade nos arredores de Crystal Lake para passar o tempo testando o gume de seu facão com os jovens que vão nadar pelados. Nem personagens o mínimo simpáticos os dois roteristas conseguem criar (mais uma vez diferente dos filmes anteriores). Dana Kimmell tem a proeza de ser a scream-queen mais gostosa e desejável da série (e seus gritinhos são inconfundíveis), mas só se sai bem em momentos de terror. Rick, o galã, é sofrível. Já os coadjuvantes são uma piada à parte: logo no início há uma versão americana da Dona Florinda; depois aparecem dois hippies saídos direto do clássico "Hair"; três rebeldes que pensam que estão no filme "Warriors - Os Selvagens da Noite"; uma versão melodramática e gordinha do Duck.

Como já disse, a direção de Steve Miner é decisiva para o filme. Assim como Rob Schmidt em "Pânico na Floresta" ele leva as situações de terror com uma calma sufocante até chegar a um clímax (deixa o personagem ir descobrindo coisas do cenário, olhando a paisagem suspeito, coloca a sombra e/ou rastros do assassino sempre à mostra... sempre matendo o espectador atento ao que vai acontecer em seguida). Além disso, as cenas de correria que ele comanda nesse filme são as melhores da série - o ato final, em especial, nos surpreende pelo pique de Chris (não é à toa que é a filha de Chuck Norris em "McQuade, O Lobo Solitário"), por toda a coreografia que usa ao máximo os cenários, e um Jason animalesco e frenético (e Steve Miner usa bem isso, pois sempre enquadra a vítima à frente e um Jason rápido atrás, levando ao limite de tensão).

Jason é uma história à parte nesse filme. Se no anterior ele era uma pessoa "real", nesse ele se transforma, de uma hora pra outra, em um Highlander do mal, ele continua tão assustador quanto no filme anterior e, é nesse filme, que ele ancontra sua imortal máscara de hóquei! Além disso, nesse filme há mais variedades nos tipos mortes cometidas por ele (e uma alta dose de violência).

Somando à boa direção e ao imbatível Jason, a locação também é destaque. Uma fazenda pequena com uma cabana de madeira escura e um porão que lembra bastante o da cabana de "The Evil Dead"; uma vegetação imponente por toda a volta; um lago Crystal que nunca esteve tão obscuro; um seleiro que nos faz lembrar de "Grito de Horror"; e uma ventania assustadora (usando muito bem também em "O Enigma de Outro Mundo").

CONTAGEM DE CORPOS:
  • Harold (Steve Susskind): leva um cutelo no tórax.
    Edna (Cheri Maugans): agulha de tricô na nuca.
    Fox (Gloria Charles): tridente no pescoço.
    Loco (Kevin O´Brien): tridente na barriga.
    Vera (Catherine Parks): arpão no olho.
    Andy (Jeffrey Rogers): cortado ao meio.
    Debby (Tracie Savage): facada por baixo da rede,atingindo o tórax.
    Shelly (Larry Zerner): é degolado.
    Chuck (David Katims): eletrocutado.
    Chili (Rachel Howard): finco de lareira na barriga.
    Rick (Paul Kratka): cabeça esmagada pelas mãos de Jason.
    Ali (Nick Savage): múltiplas facadas.
  • CURIOSIDADES:

O filme originalmente foi rodado em 3-D, e os espectadores usavam aqueles óculos coloridos.
Este é o filme em que Jason consegue a sua inseparável máscara, roubada do garoto Shelly.
Antes da personagem Debby morrer, pega uma revista para ler. Não é por acaso: aquela revista traz uma entrevista com Tom Savini, o maquiador responsável por toda a série.
O filme foi realmente lançado em uma Sexta-feira 13.
  • ELENCO:

Dana Kimmell como Chris Higgins
Paul Kratka como Rick
Tracie Savage como Debbie
Jeffrey Rogers como Andy
Catherine Parks como Vera Sanchez
Larry Zerner como Shelly
David Katims como Chuck
Rachel Howard como Chili
Nick Savage como Ali
Gloria Charles como Fox
Kevin O´Brien como Loco
Cheri Maugans como Edna
Steve Susskind como Harold
Annie Gaybis como Caixa do supermercado
Perla Walter como Sra. Sanchez
David Wiley como Abel
Richard Brooker como Jason Voorhees
Steve Miner como locutor de notícias
  • NOTA: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário