sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A HORA DO PESADELO 5 - O MAIOR HORROR DE FREDDY (1989)































''A Hora do Pesadelo 5", o detalhe curioso é o retorno do casal Alice e Dan (interpretados pelos mesmos Lisa Wilcox e Danny Hessel do filme anterior). Este já começa com o casal transando, só para não perder tempo no "plot": Alice engravida e Freddy Krueger, que estava aprisionado no "limbo", retorno graças aos sonhos do bebê.

E é isso. Não há mais nada a contar sobre o roteiro. Uma vez livre da sua "prisão", Freddy começa a matar os amigos de Alice e seu próprio namorado, ao mesmo tempo em que caça a própria heroína. São apenas três mortes no filme inteiro, mas elas valem por não apelar para o humor puro e simples. A de Dan está entre as melhores da série: ele adormece enquanto dirige e tem seu corpo fundido ao de uma motocicleta. O resultado é um "homem-máquina" bizarro e ensangüentado que lembra os melhores desenhos de H. R. Giger! (Detalhe: a cena sofreu severos cortes nos EUA devido à sua extrema violência).A morte engraçadinha do filme é a de Greta (Erika Anderson), nova amiga de Alice (não era citada no filme anterior), que tem bulimia e é forçada por Freddy a comer até explodir. A cena é grotesca, com efeitos especiais exagerados e nojentos.
Por fim, a morte curiosa é a de Mark (Joe Seely), que é sugado para dentro de uma história em quadrinhos e vira super-herói, mas perde, obviamente, para o "Super Freddy", sendo retalhado e transformando-se num monte de papel picado. O que faz toda a diferença é a assinatura de Stephen Hopkins na direção. Diferente de Chuck Russell (parte 3) e Renny Harlin (parte 4), e assim como Wes Craven e Jack Sholder (parte 2), Hopkins sempre teve afinidade com o gênero horror. Antes de fazer esta quinta parte de "A Hora do Pesadelo", ele tinha dirigido vários episódios da série televisiva "Contos da Cripta". Depois, voltaria a trabalhar em uma continuação de filme de sucesso: "Predador 2". Hopkins consegue dar ritmo ao filme sem transformá-lo em videoclip, como fez Harlin na parte 4. Há algumas cenas verdadeiramente assustadoras, inclusive o duelo final entre Alice e Freddy, numa espécie de castelo medieval repleto de escadas e passagens que levam a lugar nenhum. No geral, entretanto, o filme perde feio na comparação com o original. Existe, apenas, uma pequena variação na forma adotada por Freddy para matar suas vítimas. Ganha pontos por conter o exagero na carnificina.


MORTES:

Dan - Freddy faz o rapaz chocar sua moto em um caminhão.

Greta - a garota que sofre de bulimia, é obrigada comer até morrer.
Mark - sugado para dentro de uma revista em quadrinhos, o rapaz é rasgado feito papel.
Gênero: Suspense, Terror
Classificação Indicativa: 14 anos

ELENCO:


Lisa Wilcox como Alice
Danny Hassel como Dan
Robert Englund como Freddy Krueger
Erika Anderson como Greta
Kelly Jo Minter como Yvonne
Joe Seely como Mark


  • NOTA : 5,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário