sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOVO PESADELO - O RETORNO DE FREDDY (1994)





























Finalmente um ótimo filme com uma história mais elaborada, a produtora aqui resolveu investir justamente no que faltava nos episódios anteriores da franquia: roteiro e talento. Seria muito fácil fazer mais um filme idêntico aos demais, como sempre fez a Paramount nos oito primeiros filmes da série "Sexta-feira 13". Felizmente, os produtores de "A Hora do Pesadelo" resolveram buscar este diferencial e até convidaram Wes Craven, o diretor do filme original, para comandar um triunfante retorno de Freddy Krueger às telas.
Wes Craven foi corajoso ao abandonar tudo que tinha sido feito desde que ele dirigiu "A Hora do Pesadelo 1", em 1984. Exatos dez anos depois, resolveu contar uma história misturando realidade e ficção (o roteiro foi escrito por ele). É o grande trunfo do filme, que volta a apresentar um Freddy Krueger sinistro e assustador, diferente do personagem humorista dos filmes anteriores.

"O Novo Pesadelo" começa praticamente idêntico a "A Hora do Pesadelo 1": mãos doentias fabricam uma luva com dedos de navalhas. A diferença é o modelo mais tecnológico da luva e o "corta" gritado pelo diretor Wes Craven, que aparece em cena interpretando ele mesmo. Sim, o filme começa mostrando exatamente as filmagens de um novo filme da série "A Hora do Pesadelo" ! Metalinguagem total (que o próprio Craven autoplagiaria no início de "Pânico 2", também dirigido por ele). Craven não perde a chance de brincar com atores e produtores da série, além de esculhambar com a idéia de Freddy ter se tornado um ídolo pop (algo com que ele nunca concordou). O filme acompanha o drama da atriz Heather Langenkamp (interpretada pela própria, claro), que vem recebendo telefonemas anônimos citando frases de "A Hora do Pesadelo". E, também, tem tido pesadelos horríveis envolvendo a morte de seu marido, Chase (David Newsom), por Freddy. Paralelamente, Los Angeles é sacudida por um devastador terremoto. O início é brilhante por acompanhar a rotina de Heather, especialmente quando ela é convidada a participar de um programa de TV ao lado de Robert Englund (que também aparece interpretando ele próprio, brincando com a fama do seu personagem). Mas logo fenômenos estranhos começam a acontecer, e seu filho Dylan (Miko Hughes) fica cada dia mais estranho.

Quando Chase morre em um acidente automobilístico (causado por Freddy), Heather vai conversar com Wes Craven e descobre que Freddy Krueger realmente existe. Trata-se de uma entidade sobrenatural que estava presa aos filmes feitos sobre ela. Com o final da série, ficou livre e passou a matar. O duelo acontece entre Heather e um Freddy renovado, com uma maquiagem mais bem realizada. Outros atores do filme original aparecem em rápidas participações, incluindo John Saxon e Nick Corri (que interpretava Rod em "A Hora do Pesadelo 1"), além de Tuesday Knight (a Kristen da parte 4) e Robert Shaye (o produtor de todos os filmes da série). O destaque é quando Heather sonha que está dentro de uma cena de "A Hora do Pesadelo" e Saxon reaparece interpretando seu pai, Donald Thompson. Outro momento interessante mostra Heather ligando para Robert Englund para avisá-lo de que está sonhando com Freddy. "Quer dizer que está sonhando comigo?", pergunta o ator. Há muitas outras citações ao filme original, como quando Heather atende ao telefone e a língua de Freddy sai do aparelho - idêntico ao que aconteceu em "A Hora do Pesadelo".Estas brincadeiras e citações valorizam o filme, que perde um pouco o rumo no final, praticamente idêntico ao dos filmes anteriores - ou seja, com a heroína lutando contra o vilão no mundo fantasioso dos pesadelos. Craven poderia ter bolado uma coisa mais imaginativa, permanecendo no mundo real, sem a necessidade de apelar para o mesmo desfecho feijão-com-arroz que permeou os outros filmes da série. Mesmo assim, a coragem e a criatividade do diretor/roteirista em fugir ao lugar comum fazem deste sétimo episódio o melhor depois do primeiro. Um real filme de horror e suspense, sem piadas fora de hora, gracinhas forçadas e humor negro de programa de TV - como nas partes 4 a 6. É assistir e levar alguns sustos com o bom e velho Freddy Krueger de antigamente!

CURIOSIDADES- Ao ser convidado pela New Line para dirigir o sétimo episódio de "A Hora do Pesadelo", Wes Craven assistiu todos os seis filmes da série antes de elaborar um roteiro. Foi quando resolveu abandonar a idéia de uma continuação das histórias já existentes e fazer um novo roteiro misturando vida real e ficção, como ele queria fazer, anos antes, na terceira continuação.

- Jessica Craven, filha do diretor Wes, interpretou uma das enfermeiras na cena do hospital.
- Outra enfermeira é interpretada por Lin Shaye, esposa do produtor Robert Shaye, e apareceu também no filme original como uma professora.

- O filho de Heather Langenkamp no filme, Dylan, é interpretado por Miko Hughes, que interpretou o menino Gage em "O Cemitério Maldito".
- A idéia da luva com visual futurista mostrada no filme foi tirada do desenho do cartaz do primeiro filme da série, que mostrou as garras de Freddy com um visual mais tecnológico.

- Os créditos finais anunciam "Freddy Krueger as Himself" (Freddy Krueger interpretando ele mesmo).
- No final dos créditos aparece a seguinte mensagem: "Algumas partes deste filme são inspiradas em fatos reais. Outras partes podem ser atribuídas à imaginação fértil de um garoto de cinco anos de idade. Os nomes de alguns personagens retratados foram mudados para proteger os inocentes. Alguns incidentes mostrados foram dramatizados. Com exceção daqueles indivíduos corajosos que interpretaram a si próprios, qualquer semelhança com nomes, personagens ou com a história de qualquer pessoa, viva ou morta, é apenas coincidência."

- Na cena do hospital, alguém pede o passe a Heather e ela responda: "Foda-se o passe!". Mesma frase dita pela sua personagem, Nancy, no filme original, quando saía da sala de aula durante um pesadelo.


- Wes Craven tinha a idéia de chamar Johnny Depp para participar do filme como ele mesmo, brincando com a idéia do ator ter alcançado fama em Hollywood depois de estrear no cinema fazendo o primeiro "A Hora do Pesadelo". Como o ator já tinha feito uma participação especial na parte 6, Craven achou melhor não convidá-lo. Quando o filme estreou, Depp ficou sabendo da idéia e comentou com o diretor que adoraria ter participado da produção.


- Ao participar de um programa de auditório caracterizado como Freddy Krueger, Robert Englund diz à garotada na platéia: "Vocês são todos meus filhos agora!!!" - como Freddy tinha dito na cena do churrasco de "A Hora do Pesadelo 2".

- Este é o segundo filme da série em que Robert Englund aparece de cara limpa, sem a maquiagem de Freddy Krueger. A outra participação foi na parte 6, em uma rápida cena que mostra Freddy antes da sua morte.

- A morte de Julie no hospital é uma citação à morte de Tina (Amanda Wyss) no "A Hora do Pesadelo" original.

- As cenas de terremoto mostradas no filme foram filmadas um mês antes de um enorme terremoto que provocou muitos estragos em Los Angeles durante o ano de 1994. Para economizar dinheiro, depois que aconteceu o verdadeiro terremoto, Craven mandou uma unidade filmar estragos reais provocados pela natureza, que foram inseridos na montagem do filme - economizando nos efeitos especiais e garantindo realismo ao filme.

- Apesar das críticas favoráveis, esta foi a continuação que menos rendeu: apenas 18 milhões de dólares.

MORTES:

Chuck - tem o peito dilacerado enquanto trabalhava no protótipo da nova luva de Freddy.
Terry - tem o peito dilacerado enquanto trabalhava no protótipo da nova luva de Freddy.
Chase - tem o peito dilacerado enquanto dirigia seu carro.
Julie - Freddy quebra seu pescoço e a arrasta pelas paredes de um quarto de hospital.


ELENCO:

Heather Langenkamp como A Própria
Robert Englund como Freddy Krueger / O Próprio
Miko Hughes como Dylan Porter
Wes Craven como O Próprio

Wes Craven's New Nightmare (1994, EUA)Direção: Wes CravenCom: Robert Englund, Lisa Zane, Yaphet Kotto, Alice Cooper e Johnny DeppDuração: 112 minutosLançado em vídeo pela América Vídeo
Gênero: Suspense, Terror
Classificação Indicativa: 14 anos

NOTA : 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário