segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEXTA FEIRA 13 - PARTE 4 - O CAPÍTULO FINAL (1984)

































Como nas duas continuações anteriores, esta começa onde o filme anterior terminou. No caso, com um grupo de policiais recolhendo os pedaços deixados por Jason, que é dado como morto com um machado cravado no crânio - legal mesmo é como ele é enviado ao necrotério ainda com sua máscara de hóquei que, pelo certo, deveria ser retirada pelos policiais.

A matança começa cedo neste quarto filme, com Jason aniquilando um casal de enfermeiros tarados - curioso como ele atravessa meio hospital para matar uma enfermeira, mas parece nem se importar com todos os outros funcionários do local. Aqui o personagem já ganha o status de "exterminador de tudo que se mexa". Praticamente todos os figurantes, tenham eles relação com a história ou não, são eliminados. Em uma cena uma moça que aparece pedindo carona. sua participação se resume a meio minuto, e logo ela leva uma espetada de Jason.A história, novamente, é um primor: ignorando a mortandade na região, praticamente no dia seguinte à matança registrada na Parte 3 e dois dias depois da chacina mostrada na Parte 2, um grupo de jovens vai passar um final de semana em casa próxima ao local dos crimes, em Crystal Lake (não existe polícia para alertar os jovens de que a área é perigosa ???). Ali também mora uma família que, vejam só, parece viver no local há anos, sem nunca ter sido molestada por Jason até esta Parte 4.

O roteiro tenta até criar um elo com as outras seqüências, através de Rob Dyer, um jovem misterioso que está no rastro de Jason para vingar sua irmã, morta, aparentemente, no primeiro filme. Como é de costume, já se sabe logo quem vive e quem morre, mas há várias mortes bem legais, principalmente a de Glover, que tem a mão presa na mesa com um saca-rolhas antes de levar um cutelo bem no meio da cara. Detalhe: ele não grita pedindo ajuda aos amigos que estão na sala.

Um punhado de cenas legais termina com a suposta morte de Jason, bem violenta até, e um final um pouquinho melhor que a média. Se fosse realmente o último da série, até teria o seu valor, pois se conclui satisfatoriamente. Joseph Zito o autor também insiste em não mostrar o assassino até o final do filme, como se ninguém soubesse que o responsável pelos crimes é Jason. Detalhe: também este filme tem cenas cortadas, inclusive uma que mostra a mãe dos personagens principais, a Sra. Jarvis, morta dentro da banheira - na história ela simplesmente desaparece, sem explicar se morreu ou não.

CONTAGEM DE CORPOS:

Axel (Bruce Mahler): morre degolado.
En.Morgan (Lisa Freeman): estripada com escapelo.
Hitchir (Bonnie Hellman): facada no pescoço.
Samantha (Judy Aronson): morta na balsa.
Paul (Alan Haves): morto com arestas.
Terry (Carey Moore): atacada por trás.
Mrs.Jarvis (Joan Freeman): morta fora das telas.
Jimmy (Crispin Glover): facada na cara.
Tina (Camilla Moore): jogada da janela.
Ted (Laurense Monosam): facada na cabeça.
Doug (Peter Barton): face da cara esmagada pelas mãos de Jason.
Sara (Barbara Howard): machadada no tórax.
Rob (Erich Anderson): leva um rastelo na garganta.

ELENCO:
  • SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 4 (Friday the 13th: The Final Chapter, EUA, 1984). Duração: 97 minutos Direção: Joseph Zito Roteiro: Barney Cohen; Ron Kurz, Martin Kitrosser, Carol Watson e Victor Miller (personagens); Bruce Hidemi Sakow Produção: Frank Mancuso Jr. Fotografia: João Fernandes Música: Harry Manfredini Edição: Joel Goodman Desenho de Produção: Shelton H. Bishop Direção de Arte: Joe Hoffman Maquiagem: Larry S. Carr; Alec Gillis; James Kagel; Michael Maddi; Jill Rockow; Tom Savini; John Vulich; Kevin Yagher

Nenhum comentário:

Postar um comentário