quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

JASON X (2001)










































O roteiro: em 2010, cientistas resolvem congelar Jason criogenicamente por não encontrar uma forma de destruí-lo (por que não explodir seu corpo em pedacinhos bem pequenos, como fizeram, muito bem feito, no começo da Parte 9 ???). Graças a um cientista inescrupuloso, o Dr. Wimmer (o cineasta David Cronenberg, de "A Mosca" e "Scanners", mostrando realmente ter bom humor para fazer participação especial num filme destes...), Jason escapa, mata muita gente, mas é enfim congelado junto com uma cientista, a dra. Rowen, ferida mortalmente por ele antes de iniciar a criogenia.

Alguns séculos depois, a Terra é um planeta desabitado e os seres humanos vivem em estações orbitais, a maior delas criativamente chamada "Terra 2". No ano 2455, um grupo de estudantes consegue a façanha de pousar sua nave justamente em Crystal Lake, onde encontra os dois corpos congelados e os leva à bordo. Tirando o cenário futurista, é o típico "Sexta-feira 13": Jason acorda e começa a matar todo mundo. Uma morte é mais violenta que a outra, com efeitos bastante exagerados - mas é justamente isso que você quer ver num filme do Jason, certo ??? Os efeitos são melhores que a média e o filme banaliza a violência de um jeito que chega a dar dó. Afinal, o verdadeiro herói do filme é o próprio Jason, e não tem como não se sentir um pouco mal por torcer para o monstro matar logo todos os personagens em cena.

Mas gente tão ridícula que só fala bobagem merece morrer, e Jason realmente faz o trabalho muito bem. Uma das melhores cenas é aquela em que ele congela a cara de uma loirinha e depois despedaça sua cabeça batendo-a contra a mesa. Não há qualquer tentativa de criar suspense: na primeira hora do filme, todos que ficam cara a cara com Jason morrem, todos que entram em corredores escuros morrem, todos que saem sozinhos morrem, etc etc. Chega uma hora que você até pára de contar os mortos, pois são muitos. Por outro lado, os furos do roteiro não dá para deixar de contar. E um dos principais é: como Jason consegue estar sempre um passo a frente das vítimas dentro da nave espacial, um ambiente que para ele é desconhecido, ao contrário dos bosques de Crystal Lake? E vamos supor que várias das portas que ele encontra pelo caminho são abertas por computador, como ele faz nesse caso??? Usa seus conhecimentos adquiridos no cursinho de informática de Crystal Lake???

Algumas risadas que você dá com este filme são intencionais, mas as melhores são as involuntárias. Por exemplo, a maior parte da tripulação da nave, tanto cientistas quanto militares, são jovens aparentando menos de 25 anos, as meninas vestindo pouquíssima roupa e tentando convencer como "cientistas". E os diálogos são um primor. Um deles envolve o Sargento Brodsky, um ótimo personagem, soldado truculento em contraste com Jason - algo nunca aproveitado nos outros filmes, que só mostravam jovens medrosos. Pois Brodsky toma uma espetada de Jason, tem o tórax atravessado por uma facada, e grita: "Acha que só com isso vai conseguir me matar ???". A resposta de Jason é nova facada, centímetros ao lado da primeira. Brodsky, tristemente, responde: "Agora sim você está conseguindo".

Lá pelas tantas o filme vira bobagem assumida: Jason sofre um "upgrade" e vira um monstrengo metálico parecido com algum inimigo dos "Power Rangers", metade biônico, totalmente anabolizado e indestrutível. Para enfrentá-lo, os heróis criam uma simulação virtual da Crystal Lake dos anos 80 (quando os produtores aproveitam para fazer uma divertida auto-paródia dos primeiros filmes da série, mostrando duas jovens campistas usuárias de drogas e praticantes do sexo livre, bem parecidas com aquelas mostradas no filme original, de 1980).

No filme uma andróide Kay-Em, cheia de armas e com habilidades especiais em artes marciais, dando o maior pau em Jason, numa cena que parece gozação de filmes com mulheres invencíveis, como "Alien" e "Tomb Raider", e copia até as piruetas de Daryl Hannah em "Blade Runner". Resumindo: desligue os neurônios e curta este "Jason X", que é bem divertido. Se preferir um programa sério, talvez um filme de Terror de verdade vá assistir outro filme.
CONTAGEM DE CORPOS:

Jhonson = Enforcado e esfaquiado.
Policiais = Enforcados por correntes.
Dr.Wimmer = Empalado por corrente de foice.
Marcus = Não resiste os ferimentos e morre.
Rowan = Morte 2008 = Esfaquiada no estomago,logo depois é congelada.
Adrienne = Sua cabeça é congelada e logo após é decapitada.
Stoney = Esfaquiado no estomago.
Azrael = Jason quebra sua costela.
Dallas = Jason bate sua cabeça na parede até a morte.
Sven = Jason torce sua cabeça lentamente.
Condor = Jogado abaixo e empala em um ferro parafuso.
Geko = Esfaquiada na garganta.
Briggs = Partido ao meio.
Kicker = Encontrada pendurada em uma ancora.
Fat Lou = Esquartejado = Não mostra somente o sangue.Logo após seu corpo.
Lowe = Decapitado.
Crutch = Eletrocutado.
Kinsa = Morta na explosão de uma nave.
Waylander = Morto em explosão.
Janessa = Atravessa uma grade.
Garotas de Crystal Lake = Ologramas = São espancadas dentro de um saco de dormir.
Brodski = Carbonizado na atmosfera da terra.
SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 10: JASON X (Jason X , EUA, 2001). Duração: 93 minutos Direção: James Isaac Roteiro: Todd Farmer; Victor Miller (personagens) Produção: Noel Cunningham Produção Executiva: Sean S. Cunningham; James Isaac Fotografia: Derick V. Underschultz Música: Harry Manfredini Edição: David Handman Desenho de Produção: John Dondertman Direção de Arte: James Oswald Figurino: Maxyne Baker Maquiagem: Damon Bishop; Mark DeLuca; Stephan Dupuis; Paul R.J. Elliot; Kyle Glencross; Frances James; Irene Kent; Allison Mondesir; Christopher Pizzerelli; Mike Pyette; Sean Sansom; David Scott; Adrian Stansfield; Nancy E. Warren Elenco: Kane Hodder (Jason Voorhees/Jason atualizado); Lexa Doig (Rowan); Chuck Campbell (Tsunaron); Lisa Ryder (Kay-Em 14); Peter Mensah (Sargento Brodski); Melyssa Ade (Janessa); Derwin Jordan (Waylander); Jonathan Potts (Prof. Lowe); Dov Tiefenbach (Azrael); David Cronenberg (Dr. Wimmer); Boyd Banks; Melody Johnson (Kinsa); Kristi Angus (Adrienne); Phillip Williams (Crutch); Yani Gellman (Stoney); Robert A. Silverman (Dieter Perez); Barna Moricz (Kicker - E-X Grunt); Dylan Bierk (Briggs - E-X Grunt); Todd Farmer (Dallas - E-X Grunt); David Cook; Tania Maro; James Isaac (Doutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário