Ele começa com uma ressurreição grotesca de Jason, que apodrecia no fundo do lago desde o final da Parte 7. Um barco passeia por ali e sua âncora detona um cabo de energia elétrica - novamente, é a eletricidade que traz o assassino de volta à vida. Depois de aniquilar o casal no barco com a habilidade de praxe, ele entra de penetra em uma embarcação maior, o Lazarus, que está levando uma turma de estudantes para excursão em Nova York.
O Lazarus está cheio de adolescentes com os hormônios descontrolados. Os primeiros 60 minutos do filme são aquele festival de obviedade que se pode esperar de um "Sexta-feira 13": Jason vai matando um a um os pobres jovens. Como cada um aparece muito pouco, a gente nem se lembra dos seus nomes, quanto mais pode simpatizar com eles - acaba mesmo é torcendo para que Jason mate todos.E como são descuidados e ingênuos... Uma guitarrista desce até a escura sala de máquinas só para tocar guitarra. Pois é com o próprio instrumento musical que Jason parte seu crânio. Depois, um amiguinho dela desce até a escura sala de máquinas para procurá-la. Perde os óculos, não enxerga nada, e vira presa fácil de Jason.
Aqui o assassino mascarado ganha pela primeira vez o status de vilão sobrenatural. Tal qual um fantasma, aparece em todos os lugares. Exemplo ? Uma das vítimas corre de Jason e sobe as escadas de um prédio. Chegando no segundo andar - surpresa ! -, Jason já está lá.Segundo um livro americano editado pela revista "Fangoria", nos EUA, várias mortes foram censuradas. Uma delas é a de um jovem boxeador que é eliminado por Jason na sauna - tem uma pedra incandescente enterrada no peito. No original, ele teria os olhos perfurados com dardos. Não sei que diferença fez esta cena para terem trocado. Morte por morte...
A maior parte do filme e das mortes se passa no barco, em meio a uma tempestade. Logo, os poucos sobreviventes chegam a Manhattan e são obsessivamente perseguidos por Jason. Aí entra o maior furo de todos os tempos. Em determinado momento, alguém diz a frase máxima de um filme de horror: "Vamos nos separar!". Aí, mais alguns morrem. No barco, um lugar fechado, até entendo que Jason conseguisse matar todo mundo, mas como, diabos, os jovens não conseguem fugir e se esconder em uma cidade grande, como Nova York, misturando-se às milhares de pessoas que ali vivem ?
O final traz realmente uma das melhores mortes de Jason. Poderia ter sido a definitiva, mas o dinheiro sempre fala mais alto, e logo Jason estaria voltando a Crystal Lake para a Parte 9, falsamente intitulada "A Última Sexta-feira 13" - nem o "Capítulo Final" foi o último MESMO.
CONTAGEM DE CORPOS:
Jim (Todd Shaffer): empalado com uma lança.
Suzie (Tiffany Paulsen): apunhalada com uma lança.
J.J. (Saffron Henderson): Jason bateu com uma guitarra em sua cabeça.
Boxeador (não contem nos créditos): leva uma pedra quente no tórax.
Tamara (Sharlene Martin): apunhalada com um pedaço de espelho.
Jim Carlson (Fred Herderson): atingido com um arpão por trás.
Comandante Robertson (Warren Munson): garganta cortada por um machado.
Eva (Kelly Hu): estrangulada.
Membro da tripulação (sem crédito): acidentalmente atingido por um tiro de Wayne .
Wayne (Martin Cummins): eletrocutado no painel de controle.
Miles (Gordon Currie): empalado.
Deck Hand (Alex Diakun): machadada por trás.
Punk #1 (Sam Sarkar): apunhalado por trás com sua própria seringa.
Punk #2 (Michael Benyaer): escaldado em um cano de vapor.
Julius (V.C Dupree): soco de Jason arrancando sua cabeça.
Policial (Roger Barnes): arrastado por uma arruela ... morto.
Collen Van Deusen (Barbara Bingham): queimada em um carro em chamas.
Charles McCullough (Peter Mark Richman): afogado em um barril de esgoto.
Trabalhador do serviço de saúde pública (David Longworth): quebrou o pescoço ao bater com a cabeça.
Mais sete estudantes morreram em um navio incendiado, e o garçom foi jogado pela janela (não confirmado).
SEXTA-FEIRA 13 - PARTE 8 (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan , EUA, 1989). Duração: 100 minutos Direção: Rob Hedden Roteiro: Rob Hedden; Victor Miller (personagens); Produção: Randy Cheveldave Fotografia: Bryan England Música: Fred Mollin Edição: Steve Mirkovich; Ted Pryor Desenho de Produção: David Fischer Figurino: Carla Hetland Maquiagem: Susan Boyd; Jamie Brown; Laurie Finstad; Bill Terezakis; Francesca von Zimmermann Elenco: Todd Caldecott (Jim Miller); Tiffany Paulsen (Suzi Donaldson); Tim Mirkovich (jovem Jason); Kane Hodder (Jason Voorhees); Jensen Daggett (Rennie Wickham); Barbara Bingham (Colleen Van Deusen); Alex Diakun; Peter Mark Richman; Warren Munson (Adm. Robertson); Fred Henderson (Chefe de Engenharia Jim Carlson); Scott Reeves (Sean Robertson); Gordon Currie (Miles Wolfe); Saffron Henderson (J.J. Jarrett); Martin Cummins (Wayne Webber); Vincent Craig Dupree (Julius Gaw); Sharlene Martin (Tamara Mason); Kelly Hu (Eva Watanabe); Sam Sarkar; Michael Benyaer; Roger Barnes; Amber Pawlick; Vince Cupone; Peggy Hedden; David Longworth
Nenhum comentário:
Postar um comentário