segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEXTA FEIRA 13 - PARTE 5 - UM NOVO COMEÇO (1985)
















































O filme começa até razoavelmente bem, com uma introdução bem legal. Em uma noite chuvosa e tenebrosa, o garoto Tommy, aquele que matou Jason no final da Parte 4 (novamente interpretado por Feldman), vai ao cemitério onde o psicopata foi sepultado. No mesmo momento, aparecem dois jovens que, sem nada para fazer, resolvem desenterrar Jason. Obviamente, ele volta à vida, mata os dois rapidamente e persegue Tommy... que logo acorda dentro de uma ambulância. Não é mais um garotinho, mas sim um rapagão crescido, ainda traumatizado por ter matado Jason.

Por mais difícil que seja acreditar nisso, o traumatizado Tommy crescido está sendo transferido para uma clínica especializada em doentes mentais - e acredite, são vários...localizada em... tchan tchan tchan... CRYSTAL LAKE !!!!!!!! E legal mesmo é que nem cara de clínica tem: trata-se de uma fazenda onde os maluquinhos podem caminhar livremente e fazer o que bem entendem.

Logo no começo, um louco furioso - mas que foi deixado cortando lenha pelos médicos, na atitude mais imprudente da história da psiquiatria, mata um gordinho chato (bem parecido com aquele da Parte 3) a golpes de machado, à la Jason. A polícia aparece no local, levam o louco embora e tudo parece voltar à normalidade, certo ?!Um Jason aparece circulando pela região. O diretor Danny Steinman usa o mesmo recurso dos cineastas que o precederam, evitando mostrar o assassino até o final do filme, como se ninguém soubesse que trata-se de Jason - ou, no caso, de alguém vestido como ele.

No começo, vários personagens sem qualquer razão de existir são eliminados. Tem dois caras que aparecem se xingando porque o carro onde estavam teve problemas. Um deles vai para o meio do mato urinar e o outro fica olhando inutilmente o motor do carro. Ambos morrem. Depois um cara vai buscar uma garçonete que sai de um escuro bar, já fechado. Ela leva o tradicional susto do gato que pula do nada sobre ela, e depois ambos são mortos por Jason após falarem poucos segundos.

Um cara aparece todo esfarrapado e vai pedir trabalho em troca de comida na casa de uma família que mora nas redondezas da clínica. Também aparece meio minuto e logo morre.

Há de se questionar o porquê de colocar tantos personagens inúteis em um roteiro idem. Será o prazer de matar gente tão sem graça e sem utilidade? Ou o desafio de criar novas e violentas mortes para o deleite do público?

E o louquinho Tommy vê o vulto de Jason por toda a parte, mas ninguém acredita nele. Logo, os seus coleguinhas do manicômio também começam a morrer. Vale ressaltar que todos eles são jovens e se encaixam em todos os estereótipos já mostrados nos capítulos anteriores.

Os assassinatos vão conduzindo a trama a um final óbvio, onde os poucos sobreviventes, incluindo Tommy, confrontam Jason. Aqui fica uma dúvida: se o assassino é uma pessoa normal nesta continuação, como ele suporta o pau que toma dos personagens a todo momento? Em todo caso, após sua morte, a identidade é revelada. Não é surpresa, pois trata-se de um dos únicos personagens secundários que não morreu !!!O filme termina em um hospital, onde o xerife explica os motivos que levaram aquele pobre coitado a assumir o comportamento de Jason. Na verdade, trata-se de uma história de vingança envolvendo aquele gordinho morto a machadadas no começo do filme. Agora, a pergunta valendo um milhão: não seria mais lógico e menos trabalhoso a vingança ser perpetrada contra o louco que deu as machadadas no gordinho, ao invés de estender-se a todo o resto de Crystal Lake?????

Mas este ainda não é o final do filme... a enfermeira que sobreviveu à matança entra no quarto de Tommy para procurá-lo e... SURPRESA ! Temos um dos finais mais legais de toda a série - mas que não foi levado em consideração na posterior Parte 6.
  • CONTAGEM DE CORPOS:

Neil (Todd Brant): leva uma machada no torax(no sonho de Tommy).
Les (Curtis Conaway): fura gelo no pescoço(no mesmo sonho).
Joey (Dominic Brascia): cortado em pedaços por Vic.
Vinnie (Antony Barrile): labareda na boca.
Pete (Corey Parker): garganta cortada por um facão.
Billy (Bob de Simone): machada na cabeça.
Lana (Rebecca Wood-Sharkey): machado no peito.
Raymond (Sonny Shields): faca de caça no peito.
Tina (Debbiessue Voorhees): tesoura de jardim nos olhos.
Eddie (Jonh Robert Dixon): cabeça esmagada por uma corrente.
Anita (Jere Fields): degolada fora das telas.
Demon (Miguel A. Nunez J.R.): atingido por uma lança.
Junior (Ron Sloan): decapitado com uma peixeira.
Ethel (Carol Locatell): facada na cabeça,cai na panela.
Jake (Jarry Paylon): peixeira no rosto.
Robin (Juliette Cummins): facada por debaixo da cama.
Vaiolet (Tifany Helm): facada no estomago.
Duke (Caskei Suain): achado morto na ambulância.
Matt (Richard Young): pino na cabeça. Depois é pendurado na árvore.
George (Vernon Washington): olhos puxados para fora, depois é jogado pela janela.
Roy(Dick Wiend): empalado por rastelo.
Pam (Melanie Kinnaman): esfaqueada no sonho de Tommy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário