quarta-feira, 3 de março de 2010

ZOMBIE (1979)




















































  • Num velho cemitério de conquistadores espanhóis, um cadáver putrefato, trazido de volta à vida de forma desconhecida, levanta-se lentamente de sua cova rasa na terra. Seu rosto coberto de carne podre e vermes, saindo das órbitas vazias dos olhos, brilha à luz do sol, como se aquele fosse um momento belíssimo de renascer... E então, o zumbi recém-ressuscitado se atira para a frente, abocanhando violentamente a garganta da bela Auretta Gay, fazendo jorrar um rio de sangue da ferida.A cena acima poderia muito bem estar em um filme de George A. Romero, o conhecido criador da mais perfeita trilogia sobre mortos-vivos já vista no cinema, iniciada em A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, de 1968, continuada em ZOMBIE - O DESPERTAR DOS MORTOS, de 1978, e finalizada com DIA DOS MORTOS, de 1985. Poderia... mas não está! Os clássicos de Romero têm cemitérios, mas nunca mostraram um cadáver levantando-se do túmulo, ainda mais um cadáver putrefato, apodrecido, coberto de vermes, comprovando que a morte não é nem um pouco bonita. Devemos esta visão chocante a um italiano que tinha sido estudante de Medicina, mas preferiu fazer cinema. Seu nome: Lucio Fulci.
    Chama-se ZOMBIE a obra-prima de Fulci, filmada e lançada em 1979, e que por décadas foi considerada apenas uma imitação barata do DESPERTAR DOS MORTOS de Romero, sendo injustamente relegada a um segundo plano. Mais recentemente, adquiriu um status cult e hoje já tem seu lugar garantido entre os grandes clássicos do cinema de horror - embora a crítica continue sentando o pau no filme. A obra de Fulci sofreu, também, com a picaretagem dos produtores, que lançaram a fita na Itália como ZOMBI 2 (porque O DESPERTAR DOS MORTOS, de Romero, havia sido batizado ZOMBI na Itália). Isso deu origem a uma verdadeira dança dos títulos: o filme de Fulci passou a ter um nome diferente em cada país onde era lançado, de ZOMBIE e ZOMBI 2, a ZUMBI 2 (no Brasil) até ZOMBIE FLESH EATERS (na Inglaterra).
    O filme de Fulci é revolucionário para o subgênero "mortos-vivos" porque, até então, a maioria dos filmes de zumbis representava as criaturas como seres humanos normais, que andavam lentamente ou cambaleando, com os braços estendidos (tipo sonâmbulos) e os rostos pintados de branco, azul ou verde. Foi Fulci que lançou a moda dos mortos-vivos decrépitos e apodrecidos, transformados em monstros putrefatos pela ação do tempo, alguns mais decompostos do que os outros, inclusive aqueles que são verdadeiras caveiras cobertos de vermes. ZOMBIE fez escola e, a partir daí, a maquiagem dos zumbis nos filmes de horror ganhou atenção especial, fazendo até Romero "copiar" o novo estilo no posterior DIA DOS MORTOS, onde, pela primeira vez na trilogia americana, vemos zumbis putrefatos, como os do filme de Fulci.

    É injusto, também, dizer que ZOMBIE é apenas uma cópia caça-níqueis do filme de Romero, tentando faturar em cima do sucesso que O DESPERTAR DOS MORTOS fez na Itália e em toda a Europa. Diz a lenda que o roteiro do filme - assinado por uma colaboradora habitual de Fulci, Elisa Briganti (e pelo mestre Dardano Sacchetti, sem crédito) - teria sido escrito em 1978, antes de O DESPERTAR DOS MORTOS ser lançado na Itália pelo diretor Dario Argento (produtor do filme de Romero). Havia a história básica sobre o ataque de mortos-vivos numa ilha do Caribe; mas, após o sucesso de O DESPERTAR DOS MORTOS, foi criada uma nova seqüência de abertura e um novo final, ambos em Nova York, para acentuar a idéia do apocalipse provocado pelos mortos-vivos, que funcionou tão perfeitamente no filme de Romero.

    O trailer de cinema de ZOMBIE já anunciava que o filme não era para todos os gostos. Começava com uma tela preta com o letreiro: "Nós vamos devorar você vivo!", e em seguida, ao som da música-tema, desfilava algumas cenas-chave (porém sem mostrar nada do gore). No fim, aparecia um aviso dizendo que o espectador poderia pedir, na entrada do cinema, por sacos de vômito, caso considerasse ter o estômago muito fraco para agüentar a obra! Uma excelente jogada de marketing!

    ZOMBIE começa repentinamente, com um close numa mão que segura um revólver, num quarto envolvido pela escuridão. Deitado numa cama, um cadáver embrulhado em lençol branco lentamente começa a se levantar, sendo alvejado com um tiro na cabeça. O autor do disparo, ainda envolvido pela penumbra, diz então uma frase que se tornaria clássica. "The boat can leave now. Tell the crew" ("O barco pode ir agora. Chame a tripulação."). Começa então o espetáculo, com a brilhante música escrita a oito mãos por Fabio Frizzi, Giorgio Tucci, Adriano Giordanella e Maurizio Guarini (apenas Frizzi e Tucci ganharam crédito).Corta então para Nova York, onde um barco sem tripulação navega sem rumo, chamando a atenção da guarda costeira. Dois policiais entram no barco e um deles desce ao compartimento da tripulação, onde encontra uma mão decepada e parcialmente devorada, além de vermes e minhocas por toda parte. De repente (mas de repente mesmo!), pegando o policial e o espectador de surpresa, uma porta se abre com um baque e surge um enorme zumbi careca e gordo, todo podre, correndo em direção ao policial e atirando-o ao chão. Horrorizada com aquela visão infernal, a vítima luta para escapar das mãos que a agarram, mas só consegue arrancar pedaços de pele podre do morto-vivo, antes de levar uma mortal dentada no pescoço. O triunfante zumbi, coberto do sangue de sua nova vítima, sai então do barco e caminha com a luz do sol e os prédios de Nova York ao fundo (numa cena brilhante), sendo alvejado várias vezes pelo segundo policial e caindo na água - sem morrer, já que nenhum dos tiros pegou na cabeça.

    Peter West (Ian McCulloch) é um repórter abelhudo de um jornal nova-iorquino, enviado pelo seu editor-chefe (interpretado pelo próprio Lucio Fulci) para conferir a história do policial atacado no barco. Sem permissão da polícia para entrar no navio, West, como todo bom jornalista de filme, resolve dar uma de detetive e voltar ao local à noite. Lá descobre que outra pessoa teve a mesma idéia: Ann Bowles (Tisa Farrow), filha de um certo professor Bowles, que seria o proprietário do barco. Ann diz ao jornalista que está investigando o paradeiro do seu pai. A dupla descobre, através de uma carta do próprio professor encontrada no barco, que sua última parada foi a ilha Matoul, nas Antilhas. Lá, ele teria contraído uma misteriosa doença e achava que nunca mais iria voltar vivo a Nova York. Em busca de respostas, Peter e Ann resolvem ir para a ilha imediatamente - porque, nos filmes, os jornalistas sempre têm tempo para fazer essas coisas, e aparentemente só precisam fazer uma reportagem por mês!

    Peter e Ann pegam carona com um casal que viaja de barco na região, Brian Hull (Al Cliver) e Susan Barrett (Auretta Gay). Enquanto a viagem segue sem incidentes (por enquanto), o espectador acompanha o que acontece na ilha. Ali, o cenário é de certa desolação e mistério. Um médico americano, o dr. David Menard (o excelente Richard Johnson), está obcecado em descobrir porque cadáveres mortos recentemente - e também os já enterrados - estão voltando à vida como zumbis. Os nativos da ilha falam em vodu, mas como "homem da ciência", Menard acha impossível que feitiçaria e pajelança possam ser as responsáveis pelo fenômeno, e se dedica a pesquisar amostras de sangue e tratar os doentes na igreja do local, transformada em hospital e laboratório. Ah sim: ele também se dedica a matar, com um tiro na cabeça, todos os mortos recentes, para que eles não virem novos zumbis. Foi o que ele fez no início do filme, lembram?

    É quando acontece uma das cenas mais fantásticas de ZOMBIE, que demonstra a alta periculosidade dos mortos-vivos no filme. No barco onde os casais viajam, Susan resolve mergulhar um pouco. Tira a roupa com a maior tranqüilidade, ficando de topless e biquíni minúsculo (uma das cenas de nudez gratuitas do filme), coloca seu equipamento e mergulha. No fundo do oceano, entre tubarões, peixes e corais, encontra um zumbi decomposto! Isso mesmo! O zumbi está lá dando uma nadadinha e a agarra pelas pernas!!! Ele nem fica sem ar, levando em conta que não precisa se dar ao luxo de respirar!!! Susan consegue fugir e um dos tubarões ataca o morto-vivo. Mas esse não deixa por menos: começa a lutar contra o terrível predador debaixo da água, inclusive devorando pedaços do tubarão! E nem se importa quando este lhe arranca um dos braços com uma dentada! Uma cena antológica, que só podia sair da cabeça desvairada dos cineastas e roteiristas italianos - e coreografada sem som, apenas com a sinistra música-tema do filme. Não acrescenta absolutamente nada à história, mas certamente é uma das melhores do filme.

Quando o quarteto finalmente chega à ilha, descobre que os zumbis tomaram conta. O dr. Menard explica a eles sobre suas pesquisas e a tentativa de descobrir o motivo por trás da ressurreição dos mortos. Explica também que o pai de Ann morreu na ilha e voltou como zumbi, necessitando ser abatido por ele (de novo a cena inicial do filme). O grupo combina de fugir da ilha, e o médico pede que Peter e sua turma vão de jipe até sua casa para buscar sua mulher. Entretanto, Paola Menard (a linda Olga Karlatos), a esposa do doutor, que estava em casa tomando banho, a estas alturas já foi morta e devorada pelos mortos-vivos, em outra das cenas clássicas de ZOMBIE - onde um morto-vivo arrebenta a porta e segura a vítima pelos cabelos, puxando-a lentamente até que seu olho seja destruído por uma enorme lasca de madeira. Tudo sem cortes, praticamente em câmera lenta, com sonoplastia exagerada, num momento violentíssimo e poucas vezes superado pelo cinema.Atacados pelos zumbis na casa do dr. Menard, os quatro nova-iorquinos tentam uma fuga desesperada, mas o jipe fica avariado e eles se vêem obrigados a voltar ao hospital correndo pelo meio da selva. Aí, é um pulo para encontrarem mais mortos, inclusive os recém-ressuscitados cadáveres de um velho cemitério dos conquistadores espanhóis. O confronto final se dará na igreja/hospital, onde os vivos ficam sitiados apenas aguardando o ataque de um verdadeiro batalhão de mortos-vivos.

ZOMBIE lançou diversos clichês do cinema de zumbis, além de reaproveitar alguns que os filmes de Romero e suas imitações americanas já vinham mostrando. A cena clássica do zumbi decomposto levantando lentamente da terra, por exemplo, virou um verdadeiro referencial do gênero, sendo copiada tantas vezes que perdeu a graça - inclusive por Andrea Bianchi em NIGHTS OF TERROR e pelo próprio Fulci no posterior PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS, feito no ano seguinte. Outro clichê máximo do gênero é a contaminação dos personagens centrais, quando estes são apenas mordidos pelos zumbis e fatalmente se transformarão em novos mortos-vivos - gerando aquele tradicional conflito, como quando BrianSusan já transformada em morta-viva e se recusa a matá-la achando que sua amada está viva. Dos filmes de Romero, Fulci reaproveitou a forma utilizada para matar os zumbis (tiro no meio dos cornos), e, claro, o final apocalíptico. A diferença é que ZOMBIE e outros filmes de zumbis feitos na Itália eram extremamente pessimistas e raramente tinham final feliz, ao contrário do que acontece na conclusão amena dos filmes de Romero, tipo O DESPERTAR DOS MORTOS e O DIA DOS MORTOS, quando os heróis sempre escapam vivos e bem. Na Itália, é comum os zumbis não só devorarem todo o elenco humano, como ainda dominarem o mundo!
Um detalhe interessante do roteiro é, a exemplo dos filmes de Romero, nunca revelar qual o verdadeiro motivo pelo qual os mortos estão retornando à vida. Os nativos da ilha falam em feitiço vodu, mas isso nunca é confirmado - nem nunca aparece qualquer ritual de feitiçaria ou magia negra para comprovar a teoria. Talvez não tenha mais lugar no inferno ou então o lugar foi usado como área de testes de uma nova arma química do exército, quem sabe? Mas é interessante porque o espectador fica tão perdido quanto o dr. Menard, que tenta, inutilmente, descobrir o que é aquela infecção e uma forma de controlá-la antes que toda a ilha seja "zumbificada". E o pobre pesquisador acaba não fazendo outra coisa além de amarrar os cadáveres em lençóis e abatê-los com tiros na cabeça assim que eles começam a levantar. Isso rende alguns momentos realmente arrepiantes, com aqueles embrulhos humanos repentinamente se erguendo da cama, bem devagar...

O clima "tropical" é muito bem aproveitado. Tirando o começo e o final, todo o restante da história se passa em alto mar ou na ilha. Claro que os filmes de zumbis em cidades e casas também são legais (é impressionante ver as ruas cheias de zumbis em filmes como O DESPERTAR DOS MORTOS, por exemplo). Mas mortos-vivos cambaleando em uma floresta escura são ainda mais assustadores... Fulci aproveita para colocar os personagens em locais cada vez mais difíceis de escapar, como o cemitério no meio da floresta e depois a igreja transformada em fortaleza contra os zumbis. Isso sem contar que os personagens estão numa ilha, de onde é impossível fugir a não ser que se chegue aos barcos (e vale lembrar que os zumbis atacam pela água, como Fulci representou muito bem com a briga do morto-vivo e do tubarão). Além da trilha sonora reproduzir o som de tambores africanos, conta pontos a filmagem em locais como Haiti e San Domingo.


Os críticos costumam dizer que o péssimo elenco afunda qualquer tentativa de o espectador simpatizar com os personagens. Ora, isso não é verdade. Primeiro, porque o elenco é simpático e é difícil não torcer pelos heróis, especialmente por Peter e Ann, frente à selvageria dos zumbis. Além disso, são bons atores, curiosamente de diversas nacionalidades. O galã McCulloch, por exemplo, é escocês; Tisa Farrow é americana; Richard Johnson é inglês; Al Cliver nasceu no Egito; Olga Karlatos é grega, e os irmãos Otaviano e Roberto Dall’Acqua (que interpretam zumbis) são italianos. Logo, um elenco internacional, que muita superprodução americana não tem!
Se o roteiro é simples, ZOMBIE não poupa em sangue e mutilações. Graças aos efeitos de Gianetto De Rossi, que são extremamente realistas (inclusive no uso do sangue mais escuro do que aquele vermelho vivo dos filmes de George Romero), vemos membros arrancados, zumbis devorando nacos de carne, grandes feridas abertas com mordidas no corpo dos "vivos" (especialmente no pescoço) e sangrentos balaços na cabeça dos zumbis. Não há meio-termo: sempre que um zumbi ataca alguém, Fulci filma closes da boca descarnada arrancando pedaços de carne da vítima, sem cortes. Já a cena do contra-ataque dos vivos aos zumbis na igreja sitiada é um festival de ação, tiros e explosões, além de muito gore, e fico imaginando o que Castellari (o diretor inicialmente cogitado para o projeto) faria, provavelmente abusando da câmera lenta e dos supercloses nos buracos de bala nos zumbis! Mas Fulci não fica para trás, usando e abusando de uma edição dinâmica (que lembra os filmes de ação atuais), com cortes rápidos e excelentes ângulos de câmera.

ZOMBIE pode ser colocado com folga em qualquer lista dos cinco melhores filmes de mortos-vivos de todos os tempos. Sinceramente, talvez até entre os três principais. Se bem que eu fico na dúvida se o troféu de primeiro lugar deveria ir para a obra-prima O DESPERTAR DOS MORTOS ou para esse clássico de Fulci. São dois filmes bem diferentes, com suas próprias qualidades e defeitos - o italiano opta pela ação e pela sangreira, sem a crítica social proposta por George Romero. Logo, seria melhor propor um empate técnico entre os dois.

Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti e Elisa Briganti
Produção: Fabrizio De Angelis e Ugo Tucci
Música: Fabio Frizzi e Giorgio Tucci
Elenco: Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson, Al Cliver, Auretta Gay, Olga Karlatos, Stefania D'Amario, Lucio Fulci, Ugo Bologna, Monica Zanchi
Distribuidora: Não Informada
Gênero: Terror
  • NOTA: 9,0

Um comentário:

  1. ZOMBIE ( Itália/1979 ), dirigido pelo genial cineasta italiano Lucio Fulci, é sem dúvida um dos melhores filmes de zumbi da História do Cinema, ao lado de NON SI DEVE PROFANARE IL SONNO DEI MORTI ( aka Let Sleeping Corpses Lie/ 1974, de Jorge Grau ) - lançado no Brasil como ZUMBI 3 - e LA NOCHE DEL TERROR CIEGO ( 1971, de Amando De Ossorio )- este último pela originalidade de fundir no roteiro o mito dos mortos-vivos com a maldição dos Cavaleiros Templários!
    ( Adriano Miranda-FRANCA-SP )

    ResponderExcluir