"Vamos celebrar o horror..."
Um dos grandes clássicos do cinema de horror de todos os tempos, "Halloween - A Noite do Terror" (Halloween, 1978) foi um dos precursores dos filmes com "serial killers", introduzindo o psicopata Michael Myers e sua enorme faca, que ao lado de Jason Voorhees ("Sexta-Feira 13"), Freddy Krueger ("A Hora do Pesadelo") e Leatherface ("O Massacre da Serra Elétrica"), está imortalizado na galeria dos famosos monstros modernos do cinema. Criação do cineasta John Carpenter, responsável por inúmeras produções de ficção científica e horror, "Halloween" impulsionou toda uma safra de filmes de psicopatas ao longo dos anos seguintes, e também uma longa sequência de continuações, numa das mais populares e rentáveis franquias do gênero.
A história começa na pequena cidade americana de Haddonfield, Illinois, numa noite em 1963 quando um estranho menino de apenas seis anos de idade, Michael Myers, se apossa de uma enorme faca de cozinha e ataca violentamente sua irmã Judith que ainda estava despida após um rápido relacionamento sexual com seu namorado que havia se retirado pouco tempo antes. O garoto, fantasiado de palhaço e com uma máscara cobrindo o rosto, desfere vários golpes mortais com sua faca banhando de sangue a irmã mais velha de forma aleatória. Após o criminoso ato, ele sai para fora de casa no momento em que chegam seus pais de carro e o encontram segurando a faca ensanguentada e após tirar a máscara, constatam seu olhar frio e completamente fora da realidade.Após o crime, ele é internado num hospício numa cidade distante 250 Km, porém ainda em Illinois (Smith´s Grove), e lá fica por 15 longos anos, sob a tutela do psiquiatra Dr. Sam Loomis (interpretado pelo grande ator Donald Pleasence). Porém, na noite de 30 de outubro de 1978, no famoso Halloween (a festa do dia das bruxas nos Estados Unidos), quando o Dr. Loomis e uma enfermeira assistente chegam ao hospital psiquiátrico para cumprirem uma decisão judicial e levarem Michael Myers para um interrogatório policial (o que seria bem difícil, pois o psicopata nunca disse uma única palavra no cárcere), eles são surpreendidos por uma fuga dos pacientes do manicômio e Myers consegue escapar utilizando o carro do psiquiatra (mais tarde em um diálogo do Dr. Loomis com o responsável pelo hospício, o roteiro tentou explicar essa gafe alegando que alguém havia ensinado o psicopata a dirigir).
O esperto maníaco se dirigiu então para sua cidade natal de Haddonfield, trocando de roupas na estrada ao atacar e matar um motorista de um furgão, e se instalando na sua antiga casa, agora abandonada e considerada pela vizinhança como assombrada. Ele fica rondando a região, violando o túmulo de sua irmã roubando a lápide de pedra do cemitério, matando a fome comendo literalmente um cachorro, e roubando uma máscara e facas de um armazém, além de espionar as ações de uma jovem estudante, Laurie Strode (interpretada pela "scream queen" Jamie Lee Curtis, papel que impulsionou sua carreira e que a marcou para sempre). Laurie é babá nas horas de folga e motivo de gozação para seus amigos devido à timidez com namorados, e ela sente-se constantemente observada por um vulto estranho quando está na escola, casa ou rua, e que mais tarde saberia que era Michael Myers que retornava para continuar seu legado de sangue, atacando e matando violentamente três de seu amigos e perseguindo-a implacavelmente. Para combater o psicopata, estava em seu rastro o incansável Dr. Loomis, que veio à Haddonfield para avisar as autoridades locais de sua suspeita do retorno de Myers ao local do antigo crime.
A saga de Michael Myers teve ainda mais 7 sequências, todas lançadas em vídeo VHS no Brasil e inferiores ao filme de 1978: Halloween 2 (Halloween 2, 1981) de Rick Rosenthal, co-roteirizado por Carpenter e lançado pela Tec Home (este é o único no mesmo nível do original); Halloween 3 - A Noite das Bruxas (Halloween 3, Season of the Witch, 1983) de Tommy Lee Wallace e o único sem nenhuma ligação com a série (em VHS pela VTI); Halloween 4 (Halloween 4, the Return of Michael Myers, 1988) de Dwight Little e lançado pela Top Tape; Halloween 5 (Halloween 5, 1989) de Dominique Othenin-Girard (Top Tape); Halloween 6, A Última Vingança (Halloween - The Curse of Michael Myers, 1995) de Joe Chappelle (Play Arte); Halloween H20 - Vinte Anos Depois(Halloween H20 - Twenty Years Later, 1998) de Steve Miner (Paris Filmes) e Halloween 8: Ressurreição (Halloween: Ressurrection, 2002) de Rick Rosenthal, lançado nos cinemas pela Lumiere.
Gênero: Suspense, Terror
Titulo Original: Halloween
País de Origem: Estados Unidos
Tempo de Duração: 90 min
Ano de Lançamento: 1978
Distribuidora: Falcon Films
Direção: John Carpenter
Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter e Debra Hill
Produção: Debra Hill
Edição: Charles Bornstein e Tommy Lee Wallace
Música: John Carpenter
Elenco: Jamie Lee Curtis (Laurie Strode), Donald Pleasence (Dr. Samuel 'Sam' J. Loomis), Nancy Loomis (Annie Brackett), P. J. Soles (Lynda), Charles Cyphers (Xerife Leigh Brackett), Kyle Richards (Lindsey Wallace), Tony Moran (Michael Myers, aos 23), Will Sandin (Michael Myers, aos 6), Brian Andrews (Thomas 'Tommy' Doyle); John Michael Graham (Bob Simms); Nancy Stephens (Enfermeira Marion Chambers); Mickey Yablans (Richie); Adam Hollander (Keith)
OLA AMIGO E AMIGAS TEMOS O FILME EM DVD, TEMOS TAMBEM SERIES DESENHOS
ResponderExcluirNOVELAS PROGRAMAS DE TV ANTIGOS EM DVD ETC INTERESSADOS MANDE EMAIL
PARA: DVDSANTIGOS@HOTMAIL.COM