segunda-feira, 1 de março de 2010

CANNIBAL HOLOCAUST (1979)




















































  • Um bom inicio pra começar bem ou mal a semana nada melhor que com um Clássico para os amantes do Terror e ter o título de "mais controvertido e polêmico filme de todos os tempos" não é para qualquer um... E é isso que diferencia "Cannibal Holocaust" de todas as suas imitações, e faz dele um dos mais fortes, violentos e assustadores filmes de horror de todos os tempos, ou "the ultimate horror movie" (o filme de horror definitivo), como a propaganda anunciava. É um horror que não vem de monstros ou fantasmas, mas de seres humanos, como eu, você, nós...O cinema italiano era classificado em fases, muitas vezes referentes a sucessos do cinema americano. Digo "era" porque infelizmente o cinemão classe B made in Italy acabou-se em meados dos anos 90, provavelmente pelo monopólio dos blockbusters americanos. Com isso, realizadores como Ruggero Deodato (diretor deste "Cannibal Holocaust"), Lucio Fulci, Lamberto Bava, Enzo G. Castellari, Bruno Mattei e Dario Argento se ferraram, vendo-se obrigados a dirigir ridículas produções e séries diretamente para a TV.


Cannibal Holocaust" pertence ao ciclo de canibais, iniciado em meio aos anos 70 e que encerrou no começo dos anos 80.
Entre as pérolas desta época apareceram "
O Último Mundo Canibal", também de Ruggero Deodato, "A Montanha dos Canibais" de Sergio Martino, e "Cannibal Ferox", de Umberto Lenzi. Era fácil fazer produções do gênero porque elas tinham produção baratíssima e sempre davam lucro, pois uma multidão costumava ir aos cinemas ver seres humanos sendo comidos por seres humanos. Estes filmes eram lançados numa época em que o canibalismo era um tema freqüente na mídia graças ao famoso acidente aéreo nos Andes, que obrigou alguns sobreviventes a comerem carne humana para se salvar. E para fazer um filme de canibalismo era muito fácil: era só ficar um mês, até menos, com uma pequena equipe no meio da selva, recrutando nativos como figurantes e alguns atores sem vergonha de nudez para o papel de vítimas. Flagrantes da vida natural ou cenas retiradas de documentários, mostrando animais se devorando ou índios matando bichos diversos, eram coladas grosseiramente na montagem para garantir cenas de violência baratas e de efeito repulsivo garantivo, já que eram reais.
Consta, inclusive, que os cineastas malucos brigavam para ver quem fazia o filme de canibais mais chocante e violento de todos. A obra definitiva é, certamente, "
Cannibal Holocaust".




Diferente do que fez em "Mundo Canibal", o diretor Deodato tem aqui uma história impressionante e super criativa: se você fizesse o espectador crer que tudo que ele está vendo é real, o filme não ficaria muito mais arrepiante? Pois foi justamente o que o roteirista Gianfranco Clerici fez: inventou a história de quatro jovens cineastas americanos que se embrenham na Floresta Amazônia para fazer um shockumentary, ou seja, um documentário feito para chocar, com cenas repulsivas. Para isso, pretendem filmar tribos canibais que supostamente ainda existem na Amazônia. Mas eles desaparecem. Um ano depois, uma segunda expedição entra no "Inferno Verde" e encontra restos do equipamento destruído e os rolos de filme intactos, que são levados de volta à civilização e mostram o derradeiro e violento destino dos quatro jovens.



Na verdade, como "A Bruxa de Blair", "Cannibal Holocaust" é uma farsa. Muito bem feita, por sinal, com cenas de mutilações que um médico-legista poderia até dizer que são verdadeiras. Mas os atores que interpretam os cineastas vítimas dos canibais realmente estão vivos e bem, mas não fizeram mais filmes depois deste. A exceção é Perry Pirkanen, que apareceu ainda em "Cannibal Ferox". Os outros três simplesmente sumiram do mapa, o que certamente contribuiu para muita gente acreditar que eles tinham morrido mesmo no filme!
O diretor Deodato também teve que explicar as seqüências reais de animais sendo mortos. Uma cena em particular é chocante, por mais insensível que o espectador seja: os jovens, com a ajuda do guia Felipe, tiram do rio uma enorme tartaruga. Logo, divertem-se barbarizando o bicho: primeiro cortam sua cabeça, depois arrebentam seu casco a machadadas e arrancam suas entranhas. Perto dali, a cabeça decepada observa a tudo, com os olhos ainda se mexendo. De tremer nas bases!A história começa explicando que os quatro jovens, Alan, Faye, Mark e Jack, sumiram na selva enquanto faziam o tal documentário, juntamente com seu guia Felipe. O professor Harold Monroe (Robert Kerman) resolve seguir os passos dos jovens, e logo no começo enfrenta os terríveis rituais dos canibais, inclusive uma nauseante cena de violência sexual onde uma mulher é penetrada com uma cunha de madeira e depois morta com pauladas na cabeça! Devido a um prisioneiro de uma tribo rival que escolta, Monroe consegue a amizade dos canibais, e descobre então o que aconteceu aos quatro cineastas: eles foram mortos e seus restos ornamentam um ídolo construído com as câmeras e rolos de filme.



Ele consegue voltar à civilização com os rolos de filme, que são revelados, mostrando a brutal realidade: na verdade, os cineastas abusaram dos nativos na busca de um documentário chocante, fazendo barbaridades como queimar uma aldeia inteira e ainda estuprar uma jovem nativa. Para piorar, o próprio quarteto matou o guia Felipe, ao cortar sua perna a facadas depois que ele foi picado por uma cobra! Assim, as vítimas de quem temos tanta pena no começo do filme se tornam os vilões da história!Mas nem isso ajuda o espectador a torcer pelos canibais nas cenas finais, quando os índios atacam os jovens. As cenas são filmadas sempre com a câmera tremendo, como se estivessem sendo feitas de verdade por pessoas atacadas pelos índios. Eles são aprisionados e sofrem as mais bárbaras torturas - castração, decapitação, morte a pauladas - até que a câmera cai e se quebra (à la "Bruxa de Blair"), fazendo uma última tomada do rosto ensangüentado de Alan, o líder da expedição.Terminada a projeção das tétricas cenas, o professor Monroe pede que o filme seja queimado. Mas, como explicam os letreiros finais, os rolos de filme foram vendidos a uma pequena produtora cinematográfica, o que originou "Cannibal Holocaust". Claro que como tudo é convincente, muita gente acreditou nesta excelente jogada de marketing.



O trailer deste filme é uma das coisas mais horripilantes que há para se ver, com frases como "Os homens que você vê sendo comidos vivos são os mesmos que filmaram estas imagens", ou "Não feche os olhos, veja! Eles são homens, homens como você", ou ainda "É melhor morrer sobre o corpo morno de um amigo do que cair no chão frio"! Brrrrr...Do começo ao fim, "Cannibal Holocaust" é violentíssimo, e certamente não é um filme para todos os tipos de público. Mas é um clássico, talvez um dos melhores filmes de horror já feitos. E mesmo assim tem uma música espetacular de Riz Ortolani, que passa toda a dramaticidade das situações.

Gênero: Aventura, Terror
Distribuidora: Platina Filmes
Direção: Ruggero Deodato
Roteiro: Gianfranco Clerici
Produção: Franco Di Nunzio e Franco Palaggi
Música: Riz Ortolami
Fotografia: Sergio D'Offizi
Edição: Vincenzo Tomassi
Desenhos de Produção: Massimo Antonello Geleng
Diretor de Segunda Unidade: Salvatore Basile e Lamberto Bava
Efeitos Especiais: Aldo Gasparri
Elenco: Robert Kerman (professor Harold Monroe), Francesca Ciardi (Faye Daniels), Perry Pirkanen (Jack Anders), Luca Barbareschi (Mark Tommaso) e Gabriel Yorke (Alan Yates)

























  • NOTA: 8,5

Um comentário: