quarta-feira, 31 de março de 2010

THE BEYOND (1981)



"Não tente entender e arrepie-se com um dos melhores filmes de Lucio Fulci!"

Lançado no Brasil primeiro como "Terror nas Trevas" e depois relançado com o péssimo título "A Casa do Além" (sendo que a história se passa não numa casa, mas em um hotel), THE BEYOND é o filme mais conhecido do mestre do horror e do "gore" europeu Lucio Fulci. Na ordem de preferência dos fãs do diretor, esta obra-prima do cinema dos anos 80, lançada em 1981, vem logo depois do clássico ZOMBIE (1979), realizado por Fulci para aproveitar o sucesso de "Dawn of the Dead", do americano George A. Romero.

O Filme merece o status de clássico pela suas antológicas cenas de extrema violência, que não poupam o espectador de closes em feridas abertas, cortes e mutilações diversas, uma particularidade do cinema sangrento de Fulci desde a época em que ele fazia "inocentes" filmes de bangue-bangue estrelados por Franco Nero, nos anos 70. O filme custou uma mixaria (400 mil dólares, que não pagam nem os 15 minutos iniciais de PREMONIÇÃO 2, por exemplo) e foi filmado em apenas cinco semanas!

O roteiro maluco, que mistura um hotel mal-assombrado com ataques de animais (no caso, aranhas que comem o rosto de um dos personagens e um cão que arranca a jugular de uma moça), profecias, livros satânicos, assassinatos, acidentes, demônios e mortos-vivos, alçou THE BEYOND ao status de "cult movie", sendo adorado por muitos cineastas respeitados, inclusive Quentin Tarantino, o diretor de "Jackie Brown" e "Pulp Fiction", que em entrevista à revista americana "Fangoria" considerou este um dos filmes mais assustadores de todos os tempos.

Nesse filme pouca coisa no roteiro faz sentido. E, dentro desta lógica, TUDO pode acontecer! Quando você pensa que tudo está calmo, fantasmas, animais demoníacos e até mortos-vivos podem aparecer de repente para atacar os personagens, deixando o espectador ansioso para prever o que acontecerá depois!

THE BEYOND começa com uma impressionante introdução filmada em tom de sépia (para dar uma idéia de filme antigo), na Lousiana de 1927. No rústico Hotel Seven Doors (Sete Portas), uma garota encontra um antigo livro com as profecias de Eibon, escritas há 4 mil anos. Estas falam sobre os sete portões do Inferno, que, quando abertos, liberarão o Mal sobre a face da Terra. Uma curiosidade interessante é que no filme anterior de Fulci, o ótimo PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS (Paura Nella Città dei Morti Viventi), feito no ano anterior (1980), também existe um livro demoníaco, com nome parecido (Enoch). Mas as histórias dos dois filmes, aparentemente, não têm nenhuma relação.


Ao mesmo tempo em que a mocinha lê o livro, o pintor Spike trabalha num mórbido quadro retratando o Mar dos Mortos, presente em outra das profecias de Eibon, enquanto aldeões com cara de poucos amigos aproximam-se do hotel em um barquinho. Logo, o pintor, que aparentemente também é dono do hotel, é aprisionado e torturado pelos habitantes da cidade, ao mesmo tempo em que blasfema dizendo que o lugar foi construído sobre uma das sete portas do Inferno (daí o nome do lugar, Seven Doors) e que se o matarem não haverá como conter o Mal que ali vive. Claro que não adianta avisar: furiosos sabe-se lá por quê, os aldeões pregam Spike na parede (close angustiante nos pregos penetrando nas mãos do coitado) e em seguida corroem seu rosto com cal!Um salto no tempo e vemos o Hotel Seven Doors na Lousiana de 1981 (a atualidade, nos tempos de lançamento do filme). Lisa, interpretada por Katherine MacColl (que trabalhou com Fulci no anterior PAVOR NA CIDADE DOS ZUMBIS e voltaria a atuar com o mestre posteriormente, em A CASA DO CEMITÉRIO), discute sobre a restauração do local com o amigo Martin. A conversa encerra de forma trágica, com um dos trabalhadores caindo de um andaime e rachando a cabeça - mais um close sangrento, e olhe que não chegamos nem nos dez minutos filme  ainda!





É quando somos apresentados aos outros personagens-vítimas: há Arthur e Martha, esquisitos criados do hotel, e o dr. John McCabe, o médico da cidade, interpretado pelo simpático David Warbeck - com sua tradicional barba por fazer, apesar de seu personagem ser um médico. Uma curiosidade: apesar de Warbeck (cujo nome de batismo é David Mitchell) Joe, o encanador, vai detonar todo o horror do filme ao checar um vazamento de água no porão. Ao fazer desabar uma parede centenária, ele liberta o cadáver de Spike, transformado em morto-vivo, que rapidamente ataca o encanador e arranca seus olhos, em mais uma excelente cena de extrema violência preparada pelo mestre Gianetto de Rossi.


As autoridades não fazem nada, apenas levam ambos para o hospital e nem ao menos investigam ou fazem alguma coisa para descobrir o que aconteceu no porão!!! Como se fosse normal encontrar um cadáver putrefato de 80 anos de idade!!! Enquanto isso, Lisa conhece Emily, uma garota cega, que parece saber bastante sobre o hotel e sobre o tal livro de Eibon - tanto que tenta convencê-la a deixar o local e não voltar.



Está armado o cenário para mais um típico filme de Lucio Fulci. Efeitos e mortes exageradas (tem uma cena em que um cachorro rasga o pescoço de uma mulher e o sangue jorra intensamente), cenas repletas daquele "clima" italiano, com supercloses nos olhos dos atores e vítimas, música sempre a todo volume (o tema, assustador, é de Fabio Frizzi) e muita coisa louca acontecendo ao mesmo tempo. Lá pelas tantas o filme vira um verdadeiro "samba do crioulo doido", perde toda a sua lógica e fica simplesmente impossível tentar entender a história, então vai-se levando no piloto automático e apreciando as cenas de horror e morte.




Até o final a história se transformará definitivamente num pesadelo, pois tudo acontece sem que seus personagens (ou o espectador) entendam os motivos. Sabe quando você está sonhando uma coisa e de repente o "roteiro" do sonho muda radicalmente? Pois a sensação de ver THE BEYOND é a mesma! O mal que parecia condicionado ao tal hotel, de uma hora para a outra, se espalha, fazendo com que no final todos os habitantes da cidade viram zumbis. Misteriosamente, Lisa e o dr. McCabe são os únicos sobreviventes, tendo que abrir caminho à bala na tentativa de fuga. É o momento "Dawn of the Dead" do filme, quando Fulci parece homenagear seu próprio ZOMBIE (1979), ao apresentar zumbis cambaleantes agarrando os heróis e tomando sangrentos balaços bem no meio da testa.
















Resumindo: com todos seus erros e acertos, THE BEYOND é um filme obrigatório para quem pretende conhecer este tipo peculiar de cinema (o italiano), e especialmente para os fãs de violência explícita e mutilações. Eu pessoalmente o considero um dos melhores filmes feitos na década de 80, e uma das obras mais consistentes do diretor Lucio Fulci, cujos filmes costumam se destacar mais pelo sangue propriamente dito do que pelo conjunto da obra. Esta é uma rara exceção, pois mesmo se o filme fosse censurado nas cenas mais violentas (como aconteceu nos EUA), ainda assim manteria o interesse do espectador até o final. Uma filme com uma história meio confusa mas esta ai mais um clássico do Horror Italiano ao lado de Zombie (1979), Pavor Na Cidade Dos Zumbis (1980) e Casa Do Cemitério (1981).







THE BEYOND (The Beyond, Itália, 1981)

Duração: 87 minutos.
Direção: Lucio Fulci
Roteiro: Dardano Sacchetti e Lucio Fulci
Produção: Fabrizio De Angelis
Fotografia:Sergio Salvati
Edição: Vincenzo Tomassi
Música:Fabio Frizzi
Desenho de Produção: Massimo Lentini
Efeitos Especiais: Germano Natali
Direção de Arte: Alfredo D'Angelo; Franco Rinaldi e Rodolfo Ruzza
Elenco: Catriona MacColl (Liza Merril); David Warbeck (Dr. John McCabe); Cinzia Monreale (Emily); Antoine Saint-John (Schweick); Veronica Lazar (Martha); Anthony Flees (Larry); Giovanni De Nava (Joe); Al Cliver (Dr. Harris); Michele Mirabella (Martin Avery); Gianpaolo Saccarola (Arthur); Maria Pia Marsala (Jill); Laura De Marchi (Mary-Ann)

Gênero: Terror
Classificação Indicativa: 18 anos


NOTA: 9,0

5 comentários:

  1. Um filme angustiante, nojento e assustador, realmente uma obra prima do terror. Esse filme realmente mexe com quem assiste e deixa o espectador incomodado e aflito do comeco ao fim, filme obrigatorio para fas de terror

    ResponderExcluir
  2. MEEEEEEEEEU!!!! The Beyond é demais... É muito sem noção... a cena das aranhas... mas ainda assim, acho um filme muito foda!!! A linguagem do Fulci é algo a ser admirado, realmente... Parabéns pelo blog. Achei por acaso, procurando fotos do Zombie, também do Lucio Fulci!!! Já tô seguindo.
    Se der, dá uma passada no meu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Dave poxa agora q eu respondi depois de 4 anos hehe, mas eu tinha visto valew

      Excluir
  3. vc consegue um linck desse filme com legendas por favor??? abx.

    ResponderExcluir