segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CORAÇÃO VALENTE (1995)


































A cada mês o blog trata de um gênero de filmes (Um apenas filmes de Horror e outro épicos). Esse mês o blog vai tratar dos épicos, aventura e fantasia e nada melhor como iniciar com um Clássico do Gênero "Coração Valente"(BraveHeart) , filme vencedor de 5 Oscars: Melhor filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos sonoros.

O filme retrata a figura histórica de William Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval. O realizador tenta conferir ao protagonista uma faceta mais romântica e idealista e menos sanguinária.
A ação situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.


Depois de, ainda criança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à sua Escócia natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito de prima nocte), contraem matrimónio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês e, no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãs escoceses mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.

Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do Rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado e executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta.

ELENCO:

Mel Gibson .... William Wallace
Patrick McGoohan .... Rei Eduardo I de Inglaterra
Catherine McCormack .... Murron MacClannough
Sophie Marceau .... Princesa Isabel de França
Angus Macfadyen .... Robert de Bruce
Brian Cox .... Argyle Wallace
Gerda Stevenson .... Tia MacClannough
Peter Hanly .... Edward, Príncipe de Gales


Estátua de William Wallace na Escócia.

Coração Valente (Braveheart, 1995) » Direção: Mel Gibson» Roteiro: Randall Wallace (escrito por)» Gênero: Épico» Origem: Estados Unidos» Duração: 177 minutos» Tipo: Longa-metragem
  • NOTA: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário