terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

300 (2007)




































































300 é um excelente filme americano baseado na banda desenhada (história em quadrinhos) homónima de Frank Miller sobre a Batalha das Termópilas. Trata-se de um filme com vários estilos cinematográficos evidenciando-se a animação ao estilo de uma banda desenhada. Aliás, grande parte do filme foi realizado com Chroma key. O director e produtor do filme é Zack Snyder com Frank Miller como produtor executivo e consultor.
Filmando com cenas 3D, o filme teve um orçamento de 60 milhões de dólares, e estreou nos cinemas americanos a 9 de Março de 2007, no Brasil a 30 de Março e em Portugal a 5 de Abril de 2007.
300 passa a imagem da liberdade dos gregos antigos e de como era importante a união e a garra, para que um pequeno exército de 300 homens pudesse enfrentar dezenas de milhares de guerreiros do Império Persa.
O filme começa com um orador espartano a contar a vida do jovem rei Leónidas I, revelando também o rigor e a disciplina a que foi submetido durante a sua infância. Aos sete anos, é tirado da sua mãe para iniciar a Agogê - um período de privações a que todos os cidadãos de Esparta são submetidos.
Passados trinta anos, o orador conta que um mensageiro persa chega a Esparta e comunica-lhe o desejo de Xerxes em dominar a região - através de um pedido aparentemente inocente de "terra e água". Leónidas, ofendido com tal mensagem, mata toda a comitiva persa e decide começar uma guerra com Xerxes. Como Esparta estava a celebrar a festa religiosa da Carneia, Leónidas não poderia entrar em guerra, então ele pega 300 homens de sua guarda pessoal e diz que vai dar um passeio - e marcha ao encontro dos invasores persas.
  • Elenco:


Gerard Butler.... Rei Leónidas I
Lena Headey.... Rainha Gorgo de Esparta
David Wenham.... Dilios
Dominic West.... Theron, um político corrupto de Esparta
Vincent Regan.... Capitão Artemis
Michael Fassbender.... Stelios
Rodrigo Santoro.... Xerxes
Andrew Tiernan.... Ephialtes
Andrew Pleavin.... Daxos

DIREÇÃO: Zack Snyder
PAÍS: Estados Unidos
ROTEIRO: Zack Snyder, Kurt Johnstad
GÊNERO: Ação, Aventura e Épico
DURAÇÃO: 117 min
DISTRIBUIDORA: Warner Bros
  • NOTA: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário