quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Albergue (2005)


“O Albergue” é a nova empreitada do criativo diretor de “Cabana do Inferno” (Cabin Fever, 2002). Desta vez, a história gira em torno dos jovens americanos Paxton (Jay Hernandez) e Josh (Derek Richardson). Viajando pela Europa, os dois conhecem o islandês Oli (Eythor Gudjonsson), outro mochileiro. Todos estão em Amsterdã, atrás de drogas e mulheres.





Próximos do fim da viagem, eles ouvem falar de um albergue na Eslováquia onde tem mulheres de sobra e sedentas por sexo. Quando chegam lá, os rapazes percebem que a mina de ouro não reluz tanto assim, e tudo começa a ficar bem sangrento…
Como uma história nada original, que até tem ecos de “O Alvo” de John Woo, Roth cria um clima de mistério e de angústia, deixando a tensão cozinhar lentamente. O primeiro terço do filme não dá indícios de terror; o diretor toma o tempo necessário para desenvolver sua história e seus… personagens.
Parece piada com um filme desse tipo, mas os personagens são tridimensionais, fugindo dos estereótipos “jovens e burros” dos filmes de terror. Ok, os americanos até se portam como idiotas e donos da verdade, mas isso é só uma cutucada de Roth na nação de George W. Bush.
Como em seu outro filme, o roteiro faz com que acreditemos nas ações de cada personagem, até nos levar ao horror da situação. Só a gangue dos moleques de rua não funciona desse jeito, mas não dá para vencer todas…



Há obviamente um clima de medo e desespero no terço final do filme, mas as cenas ditas “sangrentas” são poucas. Mas são o suficiente para fazer o seu olho cair. Pode acreditar.
Para padrões americanos, o filme é um soco no estômago. Acabou a geração Jason. Os filmes de terror estão tratando do real e do cotidiano, e aí estão os verdadeiros medos e paranóias de cada um. As pessoas não projetam mais suas fobias num psicopata que nunca morre. Transformar isso numa catarse coletiva no cinema é a nossa válvula de escape.

Eli Roth veio pra ficar. Gasta pouco, rende muito e é apaixonado por horror. E ele faz os filmes que gostaria de assistir, se fosse um mero espectador. Ainda bem.
Aliás, “O Albergue 2” já está engatilhado. A história continua exatamente de onde parou, acompanhando também três garotas que descobrem um albergue italiano com o mesmo tipo de serviço de quarto. Promete ser tão bom quanto esse.













FICHA TÉCNICA:

Diretor: Eli Roth
Elenco: Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson, Barbara Nedeljakova, Jana Kaderabkova, Jan Vlasák, Jennifer Lim, Lubomir Silhavecky, Paula Wild, Lubomir Bukovy
Produção: Chris Briggs, Mike Fleiss, Eli Roth
Roteiro: Eli Roth
Fotografia: Milan Chadima
Trilha Sonora: Nathan Barr
Duração: 95 min.
Ano: 2005
País: EUA
Gênero: Terror
Distribuidora: Não definida
Classificação Indicativa: 18 anos

NOTA: 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário